Grão Mestre Li Hon Ki

Nosso grão mestre Li Hon Ki, nasceu em 1952 em Hong Kong. Trouxe o estilo Hung Gar de kung fu para a América do Sul em 1979.
Na adolescência foi ator e dublê de vários filmes de kung fu na então britânica, Hong Kong.
Em destaque o famoso filme “Câmara 36 de Shaolin” ao qual Li Hon Ki foi dublê e coreógrafo das cenas de luta.
Atuou com grandes astros como Sammo Hung, Jackie Chan e Gordon Liu. Mestre Li Hon Ki, também estudou medicina oriental na Xian Mei University, onde atua até hoje, lecionando em diversas universidades pela América do Sul.

Mestre Li Hon Ki e Mestre Jackie Chan
3- Mestre Li Hon Ki e Mestre Jackie Chan

Na Hung Gar, começou treinar ainda criança, fazendo parte da então famigerada escola de lutas de Lam Cho, do qual foi discípulo direto. Dedicou-se a Hung Gar com muito afinco, e usou suas habilidades para ser um dos melhores lutadores da época, por muitas vezes ajudando na defesa da Escola de Lam Cho e comunidade.

Mestre Li Hon Ki e Grão Mestre Lam Jo
2- Mestre Li Hon Ki e Grão Mestre Lam Jo

Mestre Li Hon Ki, já no Brasil, formou muitos discípulos que levam a linhagem Lam Cho – Li Hon Ki. Dentre eles, Renata Balestrini que iniciou seus estudos no kung fu Hung Gar aos 7 anos de idade.
Com 14 anos passou a ser discípula direta do grão mestre Li Hon Ki e juntamente com seu mestre foi diversas vezes para a China desenvolver seu kung fu diretamente com Lam Cho e seus Filhos. Em 2013 realizou com seu mestre a cerimônia mais importante para kungfuistas, trata-se de cerimônia de discipulado ou chamada de “Pai Si” onde diante juramento realizado entre “céu, terra e humano” estabelece-se uma relação real de mestre e discípulo, ou pai e filha.

298074_443944429027813_485992152_n
4 – Cerimônia Pai Si

Renata Balestrini chegou na cidade de Londrina aos 16 anos onde fundou a Associação Punhos Unidos de Kung Fu (I – Ho Chuan) o nome foi em homenagem a uma tríade chinesa da época da “Revolução dos Boxers”, chamada Punhos Unidos e Harmoniosos, que lutavam contra a dominação estrangeira e escravidão do povo chinês, na época.
Desde então a Punhos Unidos Kung Fu vem crescendo a cada ano, com cada vez mais adeptos da Hung Gar e do sistema tradicional pautado não apenas nos treinos mas no aperfeiçoamento individual e coletivo do indivíduo.
A Punhos Unidos, mantém unidades filiadas em diversos estados brasileiros e recentemente iniciamos trabalhos em outros países.

Grão mestre Li Hon Ki e mestre Renata Balestrini, juntos, trabalham pelo desenvolvimento da Hung Gar no Brasil e no mundo, através de seus discípulos e parceiros, formaram uma grande família: A família Punhos Unidos.