Coaching

Você sabe o que é Coaching?

Trata-se de um processo, extremamente poderoso, de auto conhecimento, auto percepção de comportamentos, crenças, valores e ressignificação, com foco em resultado!

O processo se baseia na pirâmide de níveis neurológicos, ferramenta criada por Robert Dilts, um dos grandes nomes da programação neurolinguistica. A Pirâmide consiste em sete níveis neurológicos ou lógicos que compõem nossa estrutura vivencial.

Partindo da base até o topo, os sete níveis são: Ambiente; Comportamento; Capacidades e habilidades; Crenças e valores; Identidade; Afiliação e Legado.

A teoria é que no decorrer de nossas vidas; nosso ambiente, nossas atividades, relações e comportamentos, levam ao desalinhamento de nossos níveis neurológicos. Por exemplo: Muitas pessoas não são felizes com suas atividades profissionais, ou estão insatisfeitas no relacionamento, ou estão em uma fase de solidão, ou não conseguem ficar sozinhas, entre outros. E quando isso é doloroso e causa sofrimento, uma mudança de pensamento e ação se faz necessária.

Todos somos capazes de alinhar nossos níveis neurológicos, somos capazes de ressignificar fatos de nossa história de vida, transformar nossas crenças limitantes em valores que nos impulsionam. Muitas vezes, precisamos de auxílio para isso.

As vezes sentimos que não estamos saindo do lugar, patinando ou pisando em ovos o tempo todo. Seja na vida pessoal ou profissional.

Nesse ponto, entra a necessidade do trabalho do Coach!

Meu nome é Renata Balestrini e  trabalho com  desenvolvimento humano através da arte marcial kung fu, terapias orientais e coaching.

Sou  formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching e quinto grau de preta pela The World Kuoshu Federation, praticante da arte há 26 anos e já estive em diversos países ministrando cursos e palestras sobre liderança, motivação, filosofia oriental e aperfeiçoamento pessoal.

Muitos perguntam: O que kung fu, uma arte marcial, tem a ver com o coaching? Como isso vai me ajudar?

Vou explicar brevemente: Kung Fu, não se trata apenas de uma atividade física, baseada na arte marcial. Kung Fu significa “trabalho árduo” ,ou seja, com trabalho duro e muito foco atingimos a excelência em qualquer atividade. Isso é kung fu!! Uma ferramenta para levar qualquer ser humano a conquistar resultados extraordinários, através de determinação, dedicação e muita disciplina.

Dito isso…

Ao longo desses 20 anos de trabalhos com o kung fu. Aprendi muitas ferramentas e técnicas para o desenvolvimento humano. Dentro da minha missão de vida, está a otimização das capacidades e habilidades de quem me procura. Penso que, se você for capaz de realizar com excelência e maestria a sua atividade, seja ela qual for, teremos otimização dos serviços e com isso, cada um fazendo a sua parte, da melhor maneira, com a melhor das energias, teremos um mundo onde é possível viver em harmonia. Acredito que ninguém cresce sozinho e todos são essenciais para o funcionamento de uma sociedade.

Para isso, há também, o surgimento de uma liderança forte e concisa, onde o líder é uma pessoa que possui um amor genuíno pela sua atividade e pelos seus liderados.

Existem vários nichos de coaching, meu foco principal é o “life coaching” ou coaching de vida, associado ao coching de liderança. Já que, a premissa básica de ser um “líder otimizado” é em primeira estancia liderar a própria vida.

Dentro das minhas escolas, através do kung fu, as pessoas aprendem, ou resgatam o prazer em desempenhar as suas funções, o poder que possuem quando exercem a compaixão e se colocam no lugar do outro, enxergam como são importantes e como podem fazer a diferença no mundo e deixar um legado extremamente positivo.

Acredito que o foco para a felicidade é ser ouvido na essência, sentir-se acolhido e útil, todos temos o direito e todos somos capazes disso.

Hoje atuamos com mais de 100 líderes, e mais de 1000 alunos que estão no mesmo caminho, pelo Brasil e exterior, pessoas com as mais diversas profissões e histórias de vida, que seguem o caminho da filosofia kung fu e utilizam em suas vidas pessoais e profissionais.

Terapia Oriental (Chi Kung terapêutico)

Dentro do kung fu existe uma técnica que chamamos de “Chi Kung”, o chi kung, resumidamente explicando, trata-se de uma técnica que equilibra a energia do corpo. Nosso corpo possui vários caminhos de energia, isso é comprovado pela nossa ciência ocidental. Esses caminhos são como pontes que levam energia pelo corpo todo.

Dentro da prática da técnica estão 3 conceitos base: Movimentação (trata-se de uma série de movimentos específicos que abrem as pontes para a passagem da energia); Respiração (existem uma série de técnicas respiratórias associadas a esses movimentos específicos) e Mentalização (Trata-se de técnicas de meditação e exercícios mentais).

Mas o que Chi Kung tem a ver com o coaching?

Após muita pesquisa e estudo, fiz uma conexão entre o processo de coaching e as ferramentas de programação e ressignificação dos fatos da vida, para mudança de comportamento e ação, com foco no resultado e na conquista de objetivos pessoas e profissionais; com as técnicas de kung fu e chi kung terapêutico.

Já ensino chi kung e pratico há mais de 20 anos, e inferi as ferramentas do coaching na prática de meus discípulos. Os resultados tem sido extraordinários.

A pratica de chi kung não tem fim, os exercícios devem ser realizados como uma higiene mental e corporal ao longo da vida, porém o processo de coaching tem começo meio e fim, sendo que o fim é a conquista de determinado objetivo de vida. Por conta disso em algum momento insiro técnicas básicas de chi kung, com a permissão da pessoa, como uma âncora positiva, pois chi kung abre as vias cerebrais, melhora as sinapses através das respirações, com isso, podemos ser mais resolutivos e ter várias percepções dos fatos.

Como é o trabalho, qual é o diferencial dos outros processos de coaching?

Você pode iniciar um processo de Coaching, com começo meio e fim, em torno de dez sessões, as vezes um pouco mais. E se me permitir faço a inserção de técnicas de chi kung no final do processo, ou no momento mais pertinente. Caminharemos juntos até a conquista do seu objetivo pessoal ou profissional. E ao final do processo, se assim desejar, se tornar um praticante de Chi Kung terapêutico.

Ou você pode iniciar a pratica de Chi Kung, separadamente do processo de coaching e inserir na sua vida, uma prática extremamente fascinante para o seu corpo e mente.

Em ambos os casos, a sua mente e corpo irão te agradecer muito!! Tenho absoluta certeza que levará para a sua vida, muito mais do que imagina.

Se desejar uma sessão zero, ou uma aula experimental para saber mais, fique a vontade para nos ligar ou mandar uma mensagem via Whatsapp:

 

43 33444921 (Escola de Kung Fu Punhos Unidos) 43 999231925 (Mestre Coach Renata Balestrini) Life and Leader Coach

Associação Punhos Unidos © Todos os direitos reservados.

Punhos Unidos